A Construção Civil permanece otimista para 2021?

Flávio Dahlem da Rosa, sócio-diretor da Andora Construções, teve artigo publicado com destaque nas páginas da edição de 09/04/2021 do Jornal do Comércio, de Porto Alegre (RS). Leia abaixo o texto na íntegra.

 

A Construção Civil permanece otimista para 2021?

 

Flávio Dahlem da Rosa
Sócio-diretor da Andora Construções
flavio.rosa@andoraconstrucoes.com.br

 

Imunização e crescimento são as expectativas da Construção Civil para 2021. Se 2020 foi um ano que testou a todos, os testes não pararão por aqui. Nós estamos diante da onda mais letal de Covid -19. A falta e o aumento dos preços dos insumos da construção, a necessidade de adaptação das equipes ao distanciamento social, novas medidas de proteção requeridas, as restrições de trabalho e a insegurança do mercado como um todo permanecem como desafios deste momento sem precedentes na vida de todos.  O setor teve a capacidade de adaptabilidade testada e demonstrou resiliência ao permanecer de pé. 

A Construção Civil passa pelo mesmo que a sociedade e todos os setores que movem a economia passaram para se adaptar à pandemia. É necessário darmos um passo para trás, para aprendizado e (re) planejamento de uma volta à normalidade. Os dois passos para frente virão fortalecidos por essa resistência às adversidades. Aprendemos muito nos últimos 12 meses. Conhecemos melhor nossos limites e imperfeições e isso nos prepara para o que vem a seguir. 

Com o andamento da vacinação o mercado deve aquecer e as incorporadoras poderão se sentir mais seguras para investir. Por consequência, o setor da Construção Civil será afetado positivamente, sendo capaz de buscar o restabelecimento de índices de produção após o período de retração. 

Outra boa notícia é o aumento da valorização da sustentabilidade, um dos pilares que as construtoras devem adotar – e entender cada vez mais –  como responsabilidade essencial para o desenvolvimento de um mundo melhor. Essa valorização é demonstrada na prática: as empresas que mantiveram em suas ações a atenção ao meio ambiente, mesmo diante da pandemia, demonstram um diferencial para o mercado. O investimento ESG (meio ambiente, sociedade e governança) tende a aumentar cada vez mais, pautando construtoras a trabalharem no desenvolvimento de medidas sustentáveis. Da retração para o crescimento, 2021 deverá ser positivo para o setor da Construção Civil.