Os desafios por trás da construção do Multistop Centro de Compras

Em ritmo acelerado, a construção do Multistop Centro de Compras, em Esteio está se encaminhando para finalização no prazo. Obra iniciada em 2020, ano em que o setor da construção civil teve que lidar com os impactos da pandemia, tem como desafio extra a proximidade do terreno com as linhas do Trensurb e da BR 116.

Mesmo diante deste e de diversos obstáculos para a execução de um projeto em plena pandemia, como escassez de insumos e aumento dos preços – principalmente aço e cobre, cerca de 50% nos últimos meses -, a Andora Construções se encaminha para finalizar a obra em março de 2021, conforme prazo estipulado. Em frente às unidades das empresas InBetta, o centro comercial que está sendo construído para a holding CDNL – formada pelos mesmos acionistas do grupo industrial que tem as marcas Bettanin, Sanremo e Atlas – terá uma área de 18 mil metros quadrados e 400 vagas disponíveis para estacionamento, sendo 185 delas no subsolo. O empreendimento terá ainda supermercado, restaurante, pet shop, farmácia, lojas, entre outros negócios.

“Realizada a demolição, elaboramos projetos, executamos as fundações, estamos concluindo a estrutura e cobertura e liberamos 5,2 mil metros de obras em quatro meses”, comemora Flávio Dahlem da Rosa, sócio-diretor da Andora Construções. “E tudo isto em meio a uma pandemia. Foi necessário um planejamento muito arrojado para conseguirmos atender os prazos contratados”.

Serão feitos reservatórios para acumulação das águas pluviais com a intenção de encaminhar a água coletada para a rede pública. “Teremos cinco reservatórios subterrâneos com a função de retardo, para que esse encaminhamento seja feito de maneira lenta’’, explica Rosa. A Andora Construções optou também pela utilização de telhado verde, cobertura com iluminação natural, luminárias com baixo consumo de energia e telhas termo acústicas para maior conforto térmico.